segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL OU COLETIVA?

Sempre ouvi dizer que a salvação é algo individual. Mas, honestamente, nunca li um só versículo bíblico que afirmasse tal conceito. Ao contrário, o que encontro são vários versículos que atestam a salvação de um povo, ou de uma nação, uma raça, tribo, toda terra, ou mundo todo.

Por outro lado podemos perceber que a perdição pode ser individual. Eram cem ovelhas quando uma delas, individualmente, se perdeu. Da mesma forma a perdição do filho pródigo se deu de forma individual. É claro que também encontramos exemplos de perdição coletiva, de tal forma que Deus certa vez afirmou que seu povo (termo coletivo) perecia por falta de conhecimento. Assim, encontramos exemplos de perdição coletiva e individual. No entanto, ao que se refere à salvação só a encontramos coletivamente, nunca individualmente.

A verdade é que não precisamos de ninguém para nos perder; e na maioria das vezes nos perdemos exatamente por não ter ninguém ao lado. Não foi a toa que Deus disse: “Não é bom que o homem viva só”; não por acaso Jesus enviou seus discípulos de dois em dois.

Somos seres sociais e seja qual for nosso temperamento, se quisermos crescer como pessoas, precisamos aprender a viver em comunhão, compreendendo a necessidade que temos uns dos outros.

Não há como ser cristão individual. Não se vive cristianismo isolado. Isso porque o cristianismo não se resume em ter comunhão apenas com Deus, mas ter comunhão com Deus e com o próximo. É essa a mensagem expressa na cruz: uma haste vertical, prefigurando a comunhão com Deus e outra haste horizontal, prefigurando a comunhão com os irmãos. Afinal, se não amas teu irmão a quem vês, como podes amar a Deus, a quem não vês?

É salvo quem faz parte de um povo salvo, quem está ligado ao corpo de Cristo. Pois se alguém não está ligado a ele é como um ramo seco que para nada mais serve senão ser jogado ao fogo. Assim já dizia Santo Agostinho: “Não há salvação fora da Igreja de Cristo”.

Não quero dizer com isso que a salvação esteja atrelada a alguma instituição religiosa, seja ela qual for. Afinal, muitas instituições religiosas estão longe de parecer-se Igreja de Cristo, muito embora se denominem como tal. Refiro-me à Igreja àqueles que comungam da fé em Cristo e se dispõem a viver em comunidade a serviço do próximo. Estou certo de que embora existam aqueles que vivem em comunidade sem de fato amar, é impossível que alguém que de fato ame não viva em comunidade.

A salvação não é individual porque a vontade de Deus é salvar a todos. A salvação não é individual porque não é um fim em si mesmo, a finalidade de sermos salvos é levarmos a salvação a outros que ainda estão perdidos. A salvação não é individual porque ninguém consegue salvar-se a si próprio, antes necessita da graça de Cristo que é manifestada por meio de seu corpo na terra, a Igreja. A salvação não é individual porque um dos passos do processo de salvação é o chamado, e este se dá pela voz do Espírito e a noiva (Igreja) que juntamente dizem: “vem”.

Por fim, ser salvo não significa qualquer mérito pessoal. Significa sim, graça de Cristo, que move céus, terra e corações a fim de nos alcançar.

Portanto, oremos: Obrigado, Senhor por todos aqueles que o Senhor tem colocado em nosso caminho. Pois são anjos sem os quais não saberíamos encontrar-Te!


Por Rev. Julio Fernandes
Igreja REINA – SC
www.igrejareinasc.blogspot.com/

18 comentários:

www.tharcilaeventos.com.br disse...

Oi Pastor.
Na verdade esse comentário eu queria ter feito já no domingo... vocês sabem como sou não é mesmo??? rs
Não vejo total erro na frase: A Salvação é individual.
Concordo com a forma que o assunto foi abordado, mas pra mim a salvação inicia com uma decisão, uma escolha, e esta é INDIVIDUAL. O processo inicia em aceitar o sacrifício de Jesus naquela Cruz, se comprometer com o reino de Deus e aí passaremos a fazer parte de um povo, Raça Eleita, Nação Santa, Povo Adiquirido (I Pedro 2:9).
Essa frase também é usada para declarar que cada um dará conta de si a Deus. Cada um será responsável por seus atos e escolhas.
Mas essa individualidade não tira a responsabilidade que temos de anunciar as BOAS NOVAS. Somos responsáveis pelos "pequeninos" que o Senhor coloca ao nosso redor.
E essa é na minha opinião a Salvação Coletiva. Chama-se maturidade espiritual, onde congregar é sinônimo de amar e isso não tem sentido de forma individual.
Quando permitimos o trabalhar de Deus em nossas vidas, vivemos a coletividade (comunhão) de forma natural, afinal de contas, fomos chamados para fazer parte de um corpo.
Mas acredito que o entendimento pleno do que é ser "um corpo" vem aos poucos e depende de intimidade com Deus!!!
Que Deus nos ensine a viver a salvação coletiva!!!

Julio Zamparetti disse...

Olá Tharcila,

Lembro-me de uma frase de John Stott que dizia mais ou menos assim: "você nunca consegue se antecipar a Deus, Ele sempre está lá no princípio". A salvação não é um princípio nosso e sim de Deus, não é uma conquista nossa e sim o dom gratuito de Deus. Assim sendo, não fomos nós que escolhemos a ele, e sim ele nos escolheu. Logo, o processo não se inicia em aceitá-lo, mas sim em ser atraído por Ele. Quando o aceitamos, significa que o processo já estava rolando desde a fundação do mundo.

A Bíblia afirma que é o Espírito de Deus quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Só depois de sermos convencidos pelo Espírito é que somos capazes de assumirmos um compromisso com Deus. O compromisso sim é individual e intransferível.

Somos chamados, individualmente, para sermos membros integrantes de um povo salvo, isto é, chamados a recebermos uma salvação coletiva, não individual. Afinal, não poderemos viver separados (individualistas) no Reino Eterno.

Muito obrigado por ler meus artigos e por tecer seus comentários.

Um abraço fraternal,

Rev. Julio

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
damaris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
damaris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
damaris disse...

bom comentário,concordo com a frase e o comentário, quero colaborar lembrando do salmos133.qe diz viver(interagir,coletivo) em união, a oração modelo pai nosso(coletivo),heb.12149segui a paz com toooooooodos (coletivo)no mais gostei muito Deus abençoe mais meu reverendo.

Ethereal disse...

Individual e coletivido é um todo de si mesmo.

COmo você pode se considerar individual?

Porque anda sozinho?

Não! isso Não existe.

Você é 1 pessoa, porém tem milhões ou bilhões de celulares que vivem em você que forma a sua criatura.

Logo você é muitos, você é muitas celulares, você é muitos sentimentos.

Individual acredito no sentido de individuo, pessoa unica.

1 só sentimento 1 só caminho,
Pegar a cruz e ir para o caminho estreito.

Somente consegue isto quem quizer vir após Jesus.

Não tem haver com coletivismo ou individualismo.

Como pode um homem ser salvo se não fez bem a ninguem? se não ajudou os pobres e necessitados?

Como o homem pode ser individualista se está no meio dos pobres e necessitados ajudanto.

Logo a salvação individual, não é o individualismo (egocentrismo) , para se tornar o individuo uma unica pessoa em cristo, você tem que eliminar as 7 personalidades que possui ou que te atentam, os 7 pecados capitais, o Eu acho, eu sou, EU posso, eu vou, eu mago, eu gosto eu não gosto, esse ser não é individual está sendo muito, uma legião, e esta legião não é salva, porque não seguem um unico caminho.
Um unico pensamento, uma unica doutrina , um unico mestre.

Faça o seu trabalho coletivo e o seu individual, só você pode parar seus vicios e seus pecados, por isso é individual, só vocế pode ajudar os outros (coletivo) , só você pode praticar a comunhão, mas que adianda estar em grupo se no seu interior está sujo, vc naturalmente irá para um grupo sujo.

Não sejamos DUALISTAS. DIABO = DUALISMO.

Se querem seguir o cristo ja sabem de, é um unico caminho individual e coletivo, o individual é a luta contra o pecado que brota na nossa mente e vai para o coração, o coletivo eh é a mesma coisa, mas invez de voce lidar consigo mesmo vai lidar com os outros, se vc consegue resolver seus problemas internos resolve os externos, Jesus disse em Mateus, limpa teu interior para que teu exterior fique limpo,e isso não é somente figurativo e espiritual, mas fisivo também.

Não importem se as pessoas que mais você ama irão para o céu ou não, a unica coisa que temos que fazer enquanto vivos em carne é amar um aos outros e praticar as obras de cristo.

Individual = Individuo (pessoa unica que tem personalidade e batalha para continuar sendo unico seguindo um caminho unico em tudo que acontecer em sua volta)

Individualismo (pessoa egolatra)

O reino dos céus é tomado a força, por uma luta individual mesmo que ação nossa seja coletiva, não podes carregar a cruz de outros se não a sua prorpia.

E se tiver muitos ou ou poucos, não saberemos disso, porque a personalidade morre e todos os desejos também, serão novos.

O Reino do Ceus é tomado a FORÇA!

Jesus disse que não veio para a paz, veio para trazer a ESPADA.

Pegue sua ESPADA, entre no caminho estreito, morra e nasça novamente em Cristo Jesus.

Ethereal disse...

desculpem os erros de portuga

celulares = celulas

fisivo = fisico

invez = inves

. disse...

Igreja Reina disse tudo.
E só para resumir.
AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA VAI APERFEIÇOAR ATÉ A VINDA DO SR. JESUS.
SE O FILHO VOS LIBERTAR VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES.
ABRAÇOS

. disse...

Igreja Reina disse tudo.
E só para resumir.
AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA VAI APERFEIÇOAR ATÉ A VINDA DO SR. JESUS.
SE O FILHO VOS LIBERTAR VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES.
ABRAÇOS

Anônimo disse...

Cada um dará conta de si mesmo, ninguém pode salvar ninguém, o tribunal não será coletivo.

Unknown disse...

Quando uma cristão afirma que Deus disse para Pedro que sobre está pedra edificarei a minha igrejas está falando que só uma igreja. Mas e a opinião dos outros discípulos que também foram chamados não seria uma coletividade? O porque Deus chamou paulo? Estou perguntando porque já vi cristão afirmar que só a católica é a primeira e última.

Marcia disse...

Vou deixar a palavra a biblia Nos dizer
A Salvação e individual:Coríntios 7:16 - Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus!

A igreja é o corpo Cristo e nós somos os membros desse corpo e Cristo veio salvar a sua Igreja.
Se uma parte do corpo do sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela. 1Cor 12,26
Cristo não quer que ninguém se perca.

Unknown disse...

Salvação individual??desde quando não precisamos de ninguém desde começo ao fim precisamos uns dos outros.uma só fé um só batismo.amai uns aos outros para sermos dignos das promessas de Deus Jesus não carregou a cruz sozinho jesus não fez milagre sozinho jesus não foi crucificado sozinho.es aí o segredo da fé estejamos em comunhão sempre agora e na hora de nossa morte.assim seja.

Jean Alpohin disse...

Romanos 14:12 : "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."